Identificado maior anfíbio do mundo – espécie é raríssima e está sob risco



Comparando genes

Para conduzir o estudo, os pesquisadores examinaram espécimes do museu de salamandras gigantes coletados há muitas décadas, antes da generalização do cultivo e movimentação de anfíbios pelo mundo (por humanos).

A análise deles mostra que salamandras começaram a se diferenciar há 3,1 milhões de anos, enquanto o planalto tibetano se erguia, juntamente com as Montanhas Nanling no centro sul da China. Isso separou geograficamente os animais, dividindo-os em pelo menos três linhagens, todas espécies diferentes, originárias do rio Yangtze ao norte, do rio Pearl no sudeste e do sul da China.

Esses resultados seguem a geografia e a genética exclusiva dos grupos, mas os cientistas não sabem quais diferenças anatômicas específicas cada espécie pode ter, devido “as diferentes formas em que os animais foram preservados. Alguns dos espécimes estão preservados em líquido, e outros estão secos, o que criou, em alguns casos, partes secas de anfíbio que parece “papel”, afirma Turvey.

Muitas das amostras também são salamandras jovens, que não têm características vistas em indivíduos mais velhos. A pressão da caça ilegal fez com que os animais não cresçam mais o quanto cresciam na natureza, ele acrescenta. É impossível dizer agora como salamandras completamente crescidas de cada espécie seriam diferentes umas das outras.

Quanto à terceira espécie, o grupo ainda não conseguiu descrevê-lo ou nomeá-lo, porque eles têm somente o DNA de amostras de tecido com o que trabalhar, e não um espécime animal completo, diz Turvey.

Os pesquisadores esperam que o trabalho leve a ações de conservação mais apropriadas no futuro. No melhor dos casos, as salamandras de fazendas podem ser analisadas e ter sua genética identificada, antes de serem potencialmente criadas e reintroduzidas na natureza.

“Há um risco muito sério de perder o maior anfíbio do mundo”, afirma Turvey.





Fonte

The post Identificado maior anfíbio do mundo – espécie é raríssima e está sob risco appeared first on Sabedenada.


by boti junior via Sabedenada

Nenhum comentário

grids

Seo Services